top of page
160ee6c0-457f-4996-9239-29b5d6455e6c.JPG

Edna participa de Encontro Nacional de Parlamentares Negr@s



Da Assessoria



Em busca de uma fundação sólida na luta antirracista em Cuiabá, a vereadora Edna Sampaio participa, nesta quarta-feira (12), do Encontro Nacional de Parlamentares Negros e Negras, em Brasília. A reunião será centrada na discussão de políticas públicas para a inclusão social da população negra no país.



A grande tônica desse evento é o fomento à construção de uma rede nacional de parlamentares constituída de pessoas pretas no país, aos quais o acesso aos lugares de poder ainda se mostra resistente pela estrutura racista presente na sociedade, acarretando em situações de subalternidade.



Edna Sampaio, mulher negra, que firma compromisso com as pautas raciais, aponta a importância da realização de um evento como este. “No Brasil, ainda há muito da herança racista deixada por aqueles que escravizaram nossos antepassados negros que reverberam na nossa vivência. Por isso, nos reunirmos aqui hoje é um ato de rebeldia contra o sistema. Estamos lutando e resistindo dentro de um espaço político institucional”, aponta a vereadora.



Animada com os direcionamentos do encontro, ela explica um pouco desse processo de construção da rede. “A partir da reunião de hoje foi encaminhado uma comunidade virtual dos parlamentares. Além disso, vamos organizar as coordenações regionais dessa rede em que o intuito seja promover a luta e articulação dos mandatos em cada região do país. E não vamos parar. Além desse, terão outros encontros com a finalidade de atualizar as pautas propostas”.


O evento é organizado pela Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, pela Fundação Friedrich Ebert (Friedrich-Ebert-Stiftung) e pelos partidos da base aliada do governo Lula.

Comentários


bottom of page