top of page
160ee6c0-457f-4996-9239-29b5d6455e6c.JPG

Visita do Presidente Lula em Mato Grosso é marcada pela emoção


Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou ao solo mato-grossense, nesta quarta (31), em uma visita marcada pela emoção. Lula veio inaugurar as obras dos aeroportos de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, além de entregar mil apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida no Residencial Colinas Douradas, em Várzea Grande. As chaves das unidades foram entregues aos moradores após um longo período de espera, uma vez que as obras do residencial levaram 12 anos para serem concluídas.


Foto: Ricardo Stuckert

Durante a cerimônia de entrega das quatro obras de ampliação, no Aeroporto Marechal Rondon, com a presença do governador Mauro Mendes (União), prefeitos, vice-prefeitos deputados federais, senadores de Mato Grosso e ministros, o Presidente destacou:


"Quem governa cidades, estados ou o Governo Federal precisa entender que devemos governar para toda a sociedade brasileira. Cada um tem a sua participação. Nenhum empresário fica rico sozinho; ele enriquece porque houve trabalhadores que contribuíram para isso. Esse é um fato concreto da nossa História".

E acrescentou, ainda, a Mauro Mendes: "Governador, ninguém gosta de ser pobre. Não conheço ninguém que tenha escolhido ser pobre, que diga: 'Eu quero ser pobre. Eu não quero estudar. Eu não quero cuidar dos meus dentes. Eu não quero ir ao médico. Eu quero ser pobre. Quero dormir na rua.' Não existe isso. Todo mundo quer ser doutor, quer ser rico, quer viver bem, quer comer bem, quer morar bem, quer criar sua família com tranquilidade e harmonia. Todos querem escolas de qualidade para seus filhos, todos querem que suas crianças tenham oportunidades de disputar tudo o que têm direito neste país. Esse é o papel do governante: criar as condições para que isso aconteça na sociedade".


Foto: Ricardo Stuckert

Logo após o evento, o presidente seguiu para a entrega do residencial Colinas Douradas, em Várzea Grande, pelo projeto Minha Casa, Minha Vida. Ele lamentou a demora na entrega da obra, iniciada em 2012 e, posteriormente, abandonada. Ele afirmou que se depara com a situação em todo o país, após o descaso dos governos anteriores, mas que o Governo Federal já tem conseguido dar passos significativos nessa reconstrução.


Aos beneficiários do Bolsa Família, que receberam a casa sem custo, o presidente assegurou que não é um favor, e sim o pagamento de uma dívida.


Foto: Ricardo Stuckert

"O povo pobre nasce e, muitas vezes, morre na pobreza, sem conseguir fazer nada além de trabalhar e ganhar pouco. Eu sei o que é morar de aluguel, sei o que é ter um filho pequeno e ter que trocar de bairro todo ano. Eu sei a tristeza que é quando o dono da casa nos pede para sair, e temos que procurar outro lugar, com o filho em uma escola e não conseguindo uma casa próxima. Isso nos força a mudar de bairro, criando dificuldades para levar as crianças à escola. Queremos que as crianças morem tranquilas, vivam em harmonia, comam bem, se vistam bem, estudem bem e vivam em paz, porque somente uma família em paz pode progredir", afirmou o presidente.


Segundo ele, sempre que inaugura uma casa, agradece a Deus por estar vivo para presenciar o momento. “Sei a importância de uma casa. Eu sei a alegria que é para você receber uma casa. A chave da casa é uma bênção de Deus, é um porto seguro, é o ninho que o passarinho constrói para criar e cuidar de sua cria. Vamos construir mais casas. Nosso compromisso é fazer dois milhões de casas neste meu terceiro mandato, e nós vamos cumprir. Vocês estão cada vez mais buscando coisas melhores. Nossa obrigação é garantir essas coisas melhores para o nosso povo, e é por isso que estamos felizes", afirmou, ao encerrar seu discurso.


Foto: Ricardo Stuckert

Em respeito à legislação eleitoral, os pré-candidatos não participaram dos eventos públicos. Edna Sampaio (PT), pré-candidata pela candidatura compartilhada 3 Pretas (Edna, Day e Neusa), se manifestou pelas redes sociais em tempo real.


"O povo precisa muito de governantes que respeitem o povo e entenda as necessidades das pessoas, e eu acredito que o Lula é esse governante. Lula é um grande estadista. Ele vem falar em um momento muito importante, quando estamos vivendo uma situação de pleno emprego. Apenas 6% da força de trabalho ativa está desempregada, o que já foi 14% há pouco tempo", afirma Edna.

"Fico muito feliz que o pessoal de Várzea Grande possa receber das mãos do nosso presidente as chaves para realizar esse sonho, que é o maior sonho da classe trabalhadora: ter uma casa própria. Eu me emociono muito, pois são muitos anos de luta, muitos anos desafiando a maioria em um estado extremamente conservador, que sempre votou contra os interesses da maioria da população trabalhadora, que o Lula representa”, acrescentou.


O pré-candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral (PT), recepcionou o presidente em sua chegada ao aeroporto na companhia de Rafaela Faváro (PSD), pré-candidata a vice-prefeita. Ele aproveitou a oportunidade para reforçar a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo Federal, caso ele seja eleito em outubro deste ano.

Foto: Ricardo Stuckert

“Lula ficou entusiasmado com a proposta de fazermos um grande programa de saúde para Cuiabá, com aumento do número de equipes da Saúde da Família, reabertura de unidades de saúde que hoje estão fechadas, um grande programa de vacinação das crianças nas creches e escolas, entre outras ideias para melhorar o atendimento à saúde da população”, afirmou Lúdio.


Entre as propostas de Lúdio, atualmente duputado estadual pelo PT em Mato Grosso, está o BRT R$ 1 real, projeto já em tratimatação na Assembleia Legislativa (ALMT) apoiado por Edna e pelo PT local.


A emoção de presenciar o momento


A visita marca o retorno do presidente Lula a Cuiabá e região após 12 anos. A última vez que esteve na capital mato-grossense foi em 2012, durante a campanha de Lúdio Cabral à prefeitura de Cuiabá.


Foto: Ricardo Stuckert

Representantes do Mandato Coletivo Pela Vida e Direitos, que estiveram presente e acompanharam todos os atos da visita, afirmam que a emoção e a energia boa fizeram história em Cuiabá.


Dailey Cristina, liderança LGBT e co-candidata a vereadora na chapa 3Pretas, afirma que foi emocionante ver tantas pessoas aguardando para ver o Presidente, falar com Lula.


"Haviam pessoas do interior lá, haviam senhores de 80 anos esperando firmes e fortes. Foi um momento lindo de ver e viver. Além disso, presenciamos a atenção dele quando desceu do palco e veio de encontro ao povo. É uma energia muito especial estar junto com tantas pessoas trabalhadoras, lutadoras, que têm uma história, não apenas no Partido dos Trabalhadores (PT), mas também uma história de luta para eleger o Lula, que entende a necessidade de termos um trabalhador, alguém que vem de onde nós viemos, cuidando do nosso povo. Isso é algo que só acontece com o PT. Só o PT tem esse olhar para cuidar verdadeiramente da classe trabalhadora", afirma Day.


Foto: Ricardo Stuckert

Maristhela Freitas, coordenadora de Mobilização do Mandato Coletivo, também afirma que foi um dia extremamente emocionante. “Mesmo sendo petista desde os 15 anos, nunca tinha visto o Lula, e poder vê-lo de perto, por um momento, me deixou extasiada. É maravilhoso poder ouvir quanta bondade sai daquele coração e a comoção de todos ali. Fiquei extremamente impactada com a força da palavra dele. Ver a entrega dessas casas, o quanto de amor ele tem pelo cidadão brasileiro e o quanto ele mantém a luta viva, mesmo aos 78 anos e com tantas forças opostas. Nunca vi tamanho estadista. A gente tem um dos maiores estadistas do mundo como Presidente da República”, reitera.


Eduardo Guetty, representante juventude Socialismo Em Construção do PT, afirma “Lula representa o que todos os políticos, independentemente do nível de poder, deveriam ser: alguém que pensa no bem-estar da população, que busca servir o povo e desenvolver políticas públicas que melhorem a vida das pessoas. Toda vez que encontramos o presidente Lula, toda vez que temos a oportunidade de participar de espaços onde se pensa política para as pessoas, nossa esperança na humanidade é renovada”.


Ele também conta que essa é a mensagem que sente sempre que vê o Presidente. “Sentimos uma renovação de esperança em tempos melhores e saímos com a expectativa de que possamos melhorar a política. Esperamos que as novas gerações de políticos sejam parlamentares melhores. Esperamos que ele possa vir ao Mato Grosso mais vezes, pois nosso estado não é apenas de direita; temos valorosos companheiros e companheiras que lutam por igualdade social e por uma vida mais justa”.


Letícia Corrêa

Assessoria de Comunicação


Kommentare


bottom of page