top of page
edna sampaio falando ao microfone

Por iniciativa de Edna, ALMT homenageia mulheres

ree

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) será palco, na próxima terça-feira (14), da solenidade "Mulheres que constroem Mato Grosso", uma iniciativa da deputada estadual Edna Sampaio (PT). O evento tem como objetivo reconhecer a contribuição fundamental das mulheres para o desenvolvimento do estado.


Um total de 148 mulheres, de diversos setores sociais — incluindo servidoras públicas, participantes de movimentos sociais e profissionais liberais — serão homenageadas com moções de aplausos. Nove dessas mulheres receberão a Medalha Lenine Póvoas de Honra ao Mérito Cultural, em reconhecimento por seus trabalhos, incentivo, pesquisa, ensino e divulgação da cultura mato-grossense.


Entre as agraciadas com a Medalha Lenine Póvoas estão: Marluce Aparecida Souza e Silva, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Dorit Kolling de Oliveira, regente do coral da UFMT e mestre em Música; Rosana Leite Antunes de Barros, Defensora Pública; Marcelle Rodrigues da Costa e Faria, promotora de Justiça Criminal; Marisa Helena Martins Batalha, jornalista; Vera Lucia Moraes de Oliveira, professora da Unemat; Gonçalina Eva Almeida de Santana, professora doutora em Educação; Beatriz dos Santos de Oliveira Feitosa, professora; e Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, juíza de Direito.

A delegada de Polícia Judá Maali Pinheiro Marcondes será agraciada com a Comenda Filinto Muller, concedida a personalidades por seus méritos individuais ou relevantes serviços prestados ao Estado.


Cidadania Mato-grossense e Outras Moções



ree

Vinte mulheres de diversas partes do país receberão o título de cidadã mato-grossense. Entre elas, destacam-se: Elis Regina Prates, coordenadora do Fórum Estadual de Mulheres Negras; Neusa Baptista Pinto, jornalista e escritora; Virginia Cordeiro Amorim, coordenadora do I Fórum Mato-grossense pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher; Helena Maria Bortolo, professora e sindicalista; e Júlia Rodrigues Nunes, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e defensora da igualdade racial.


A lista de homenageadas com o título de cidadã também inclui: Jandira Maria Pedrollo, arquiteta, urbanista e defensora do meio ambiente; Lélica Elis Pereira de Lacerda, professora da UFMT e defensora dos Direitos Humanos; Márcia Leopoldina Montanari Corrêa, jornalista; Euza Maria de Araújo Rodrigues, conselheira municipal de Assistência Social; Marcela Salles Souto, liderança do segmento LGBTQIA+; Lisiane Pereira de Jesus, pró-reitora de Cultura da UFMT; Diela Tamba Nhaque, trancista e empreendedora; Roberta de Arruda Chica, do Coletivo Anti feminicídio; e Luísa Vogt Cota, doutora em Música e servidora pública federal.



ree

Serão agraciadas ainda com o título de cidadã: Ellen Pelliciari, professora e artista plástica; Etelvina Rejane da Silva Almeida, empresária; Marilza José Lopes Schuina, professora e liderança da Igreja Católica; Silvana Maria Bitencourt, professora da UFMT; Anne Adelle Gonçalves de Aguiar, professora e defensora dos Direitos Humanos; e Ivonete Aparecida Mezídio, psicanalista e defensora dos Direitos Humanos.


Além disso, 116 mulheres serão homenageadas com moções de aplausos. Entre elas, a advogada e membro do Conselho de Direitos Humanos da OAB-MT, Karime Oliveira Dogan; a professora e líder do Movimento Negro Unificado (MNU) em Mato Grosso, Isabel Garcia de Farias; e a empreendedora e militante pela diversidade, Josiane Marconi Oliveira.



 
 
 

Comentários


bottom of page