Em SP, Edna Sampaio marca presença em lançamento do “Quilombo nos Parlamentos”


A vereadora Edna Sampaio (PT) participa, nesta segunda-feira (6), em São Paulo (SP), do lançamento da ação “Quilombo nos Parlamentos”, uma iniciativa inédita da Coalizão Negra por Direitos que visa fortalecer as mais de 100 candidaturas ligadas ao movimento negro de todo o país.


A atividade acontecerá na ocupação Nove de Julho, na capital paulista, e será transmitida pelas redes sociais da Coalizão.


A iniciativa surgiu de uma aliança suprapartidária entre PT, PDT, PC do B, PSOL, PSB e Rede Sustentabilidade, e representa pelo menos 67 pré-candidatos a deputado estadual, 31 a deputado federal, 2 distritais e 1 ao Senado.


Eles estão no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.


Em suas redes sociais, Edna Sampaio lamentou a possível ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convidado principal, cuja participação presencial estava confirmada.


“Era para ser um encontro entre as candidaturas negras e o ex-presidente Lula, um evento suprapartidário. Como Lula testou positivo para a Covid, imagino que ele participará on-line. Uma pena”, escreveu ela.


A Coalizão Negra por Direitos reúne 250 coletivos deste campo de todo o país, entre eles o Movimento Movimento Negro Unificado (MNU). Segundo a entidade, pretos e pardos representam mais de 56% da população brasileira, mas há apenas 21 parlamentares negros no Congresso Nacional.


“O objetivo da ação é reduzir o hiato de representatividade no poder legislativo e contribuir para um projeto de país alinhado à luta antirracista, que possa ser mais justo a todas e todos”, diz o site da organização.