Em Congresso do Sindsep-MT, Edna Sampaio defende concurso

Atualizado: 6 de nov. de 2021


A vereadora Edna Sampaio esteve presente ao XIII Congresso do Sindsep-MT (Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso), encerrado nesta sexta-feira (5).


A vereadora ressaltou que seu mandato tem lutado ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras contra a PEC 32 e citou a audiência realizada por ela na Câmara sobre o tema, com a presença das organizações sindicais.


Ela lembrou também a aprovação de uma moção de repúdio à PEC 32 na Câmara, a qual foi entregue também aos deputados federais de Mato Grosso.


A vereadora avaliou a crise política que se instalou administração municipal, salientando que ela é causada, justamente, pela terceirização sem controle que tem substituído o concurso público.

“A prefeitura de Cuiabá deixou de realizar concursos, algo que acontece em todas as gestões, infelizmente. Os gestores acharam uma maneira de burlar os concursos públicos através das terceirizações ilimitadas", disse ela, apontando que esta é a forma pela qual a indicação política acaba predominando no serviço público.


Mas salientou que este momento que é triste para toda a população cuiabana, por outro lado, fortalece o movimento pela profissionalização da administração pública.


“Ficamos muito mais fortalecidos porque a ação do Ministério Público, da justiça, que afastou o prefeito, tem a ver, exatamente, com pautas que nos são caras: a realização de concurso público e a profissionalização da gestão pública", disse ela.


O encontro


Com o tema “Para defender a democracia é preciso defender os direitos do povo”, a instância deliberativa máxima do Sindsep-MT discutiu amplamente a conjuntura internacional, nacional e estadual, suas implicações nas condições de vida dos trabalhadores em geral, em particular os trabalhadores do serviço público federal no Estado de Mato Grosso e deliberou posições sobre planos de lutas e a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Também foi discutida e deliberada reforma estatutária proposta.