top of page
160ee6c0-457f-4996-9239-29b5d6455e6c.JPG

Edna visita ocupação Brasil 21 e e classifica como “lamentável” ação da PM




Victor Ostteti


A vereadora Edna Sampaio (PT) visitou na manhã desta segunda-feira (11) o residencial Brasil 21, localizado entre os bairros Dr. Fábio e Osmar Cabral, em Cuiabá, que foi ocupado por policiais militares, com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) desde a noite de domingo (10).  


Mais de 900 famílias, entre estrangeiros e brasileiros, vivem no local. A Associação Brasil de Moradores Sem Teto denunciou que os moradores foram tratados com violência.


Trabalhadores que vivem no local mostraram à vereadora cápsulas deflagradas e embalagens vazias de gás lacrimogêneo que, de acordo com eles, foram atirados contra casas onde vivem crianças e idosos.


Victor Ostteti

O local foi ocupado há cerca de um ano e meio. Na manhã desta segunda, a associação organizou uma manifestação para divulgar à opinião pública a situação da população que vive no local, destacando se tratar de famílias de trabalhadores e mães solteiras de baixa renda,  que “ buscam apenas o direito básico a uma moradia digna”.


Segundo a Associação Comunitária de Habitação do Estado de Mato Grosso (ACDHAM), pelo menos 22 mil famílias não têm acesso à moradia digna na capital.


A vereadora classificou como lamentável a falta de diálogo entre governo do Estado e Prefeitura sobre o destino das famílias.


“São pessoas pobres, trabalhadoras, que sofreram, hoje, uma violência e uma humilhação que ninguém merece sofrer. Essa é uma área ociosa há décadas e deveria ser destinada à construção de moradias”, disse ela. 

“É um absurdo que trabalhadores, além de não serem assistidos pelo poder público, que faz a política de beneficiar os privilegiados, ainda tenham que viver a humilhação de serem atacados, e terem seus pertences, que são tão poucos, destruídos”, afirmou.

bottom of page