top of page
160ee6c0-457f-4996-9239-29b5d6455e6c.JPG

Edna responde às declarações polêmicas de Michelly


Victor Ostetti


Em resposta às declarações controversas da vereadora Michelly Alencar (União) sobre suposto "racismo reverso" na sessão da quinta-feira (11), e o pedido de desculpas da parlamentar alegando que "só erra quem se expõe", a vereadora Edna Sampaio (PT) afirma que Michelly não deve desculpas pelo absurdo que disse".


"Ela deu uma resposta coerente com o fato dela querer cassar duas vezes uma mulher negra sob acusação sem prova e, quando um homem branco assassinou uma pessoa pelas costas, ela o defendeu ardorosamente", disse, se referindo ao caso Paccola (Republicanos).


"O que ela disse é o que ela pensa e, é como conduz a sua atuação na Câmara. Não há do que se desculpar, mesmo porque desculpas não apagam o racismo; atitudes sim. E, ao olhar a forma como ela aderiu à violência do Presidente contra mim, usar a ignorância pra justificar suas práticas não convence ninguém", declara.


A parlamentar destaca a gravidade da situação, enfatizando a importância de enfrentar o racismo e outras formas de discriminação de maneira proativa. Edna também reitera que atitudes concretas são necessárias para combater o preconceito, e que desculpas vazias não são suficientes para reparar o dano causado.


A fala de Michelly ocorreu após Edna afirmar que sofre violência política e de gênero dentro da Câmara de Cuiabá e pedir a cassação do Presidente da Câmara, Chico 2000.


Michelly justificou seu voto contrário afirmando que também passou por uma situação semelhante "por ser branca". “Quantas vezes eu fui vítima por ser branca e contra alguns posicionamentos falaram: ‘ah ela não entende, ela é branca, vai votar contra uma vereadora porque é negra’", disse na sessão.


A declaração não foi bem vista nas redes sociais e repercutiu nacionalmente.


Letícia Corrêa

Assessoria de Comunicação

MANDATO COLETIVO PELA VIDA E POR DIREITOS

bottom of page