A vereadora Edna Sampaio (PT) estará neste sábado (4), às 11h, na sede do Instituto de Recuperação, Proteção e Amparo à Mulher Ana Neri (IRPAMDEQ), no bairro Planalto, onde estará participando de mutirão de limpeza para a instalação de uma horta comunitária agroecológica no bairro.
Na última quarta-feira (1º), o projeto realizou uma oficina de capacitação com as lideranças dos movimentos sociais para a instalação da horta, em parceria com a Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural) e o Projeto Possibilidades, desenvolvido em Várzea Grande (veja fotos).
A instalação de hortas comunitárias é o objetivo principal de um projeto de autoria da vereadora, que foi aprovado no edital “Cidades Amazônicas: Floresta Viva em Movimento”, organizado pela FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional).
O objetivo do edital é “fortalecer a luta contra o avanço do desmatamento, o agravamento da crise climática e outros impactos socioambientais por meio da manutenção de florestas vivas e o fortalecimento das organizações populares em movimento nas cidades”.
O projeto será executado no bairro Planalto, em Cuiabá, onde vivem 9 mil habitantes, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e mulheres.
Além do IRPAMDEQ, também participam da ação o MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase em Cuiabá), a Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT) e o Movimento da População em Situação de Rua.
O projeto será acompanhado pela Universidade do Estado de Mato Groso (Unemat), pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso( IFMT).
Comments