A vereadora Edna Sampaio (PT) lançou, nesta sexta-feira (6), o CADERNO DE PROPOSTAS da candidatura compartilhada 3Pretas, com a qual ela concorre à reeleição, em Cuiabá.
A candidatura reúne a vereadora, a jornalista Neusa Baptista e a liderança LGBTQIA+, Daiely (Day).
O caderno de propostas contempla cinco temas principais, que guiaram o mandato da vereadora: “combate ao racismo estrutural”, “mulheres e direitos LGBTQIA+”, “sustentabilidade renda”, “defesa dos serviços e dos servidores públicos” e “democracia e juventude”.
Uma das propostas é criar leis de de incentivo à publicação de livros didáticos e paradidáticos sobre a África e a contribuição dos negros e indígenas para a história de Cuiabá.
Diante da crise ambiental que assola o planeta, outra proposta é criar um plano e um conselho de adaptação da cidade à emergência climática.
As candidatas defendem, ainda, a realização de concursos públicos e a criação de uma Secretaria Municipal da Juventude.
Elas prometem também reapresentar dois projetos de lei de Edna Sampaio que foram rejeitados pela Câmara, o que concede auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência e o Estatuto municipal de combate à discriminação e violência contra pessoas LGBTQIA+.
Segundo Edna, a candidatura compartilhada é um desdobramento da experiência do mandato coletivo, caracterizado pela participação popular direta sobre o mandato.
É uma estratégia política para fortalecer a representatividade das pessoas socialmente excluídas, entre elas as mulheres negras.
“Esse tipo de candidatura tem acontecido Brasil afora já há algum tempo. É uma experiência já antiga, um instrumento político de promoção de lideranças, de compartilhamento do poder e de controle do poder", disse Edna.
Números
O Caderno de Propostas traz também os números referentes à atividade legislativa de Edna Sampaio.
Mesmo vítima de perseguição política, Edna é uma das parlamentares mais produtivas da Câmara, com 95 emendas apresentadas destinando recursos a grupos sociais vulneráveis e mais de 100 indicações para melhorias nos bairros.
Também teve 7 leis de sua autoria aprovadas, entre elas conquistas históricas, como o Estatuto Municipal de Promoção e Igualdade Racial (lei 6.882/22), a lei 6.712/21, com diretrizes para a saúde menstrual, pauta defendida por parlamentares mulheres de várias partes do país, e a lei 6.779/22, que institui uma política municipal de combate a incêndios.
Por: Neusa Baptista Pinto
Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação campanha
Comments