top of page
160ee6c0-457f-4996-9239-29b5d6455e6c.JPG

Edna abre prestação de contas do seu mandato em sessão


Mulher sentada em mesa de entrevista de podcast, sorridente
Edna Sampaio em entrevista - Foto por: Victor Ostetti

Frente às fake news produzidas na última semana, a vereadora Edna apresentou

em sessão na Câmara Municipal, o modelo de prestação de contas das finanças do seu mandato, detalhando os gastos realizados com as verbas indenizatórias



A vereadora Edna Sampaio tem enfrentado violência política de gênero, sendo alvo de ataques à sua honra e difamações da sua reputação. Nas redes sociais e em entrevistas para a imprensa a vereadora fez diversos esclarecimentos em relação ao uso de sua verba indenizatória, que é administrada em uma conta conjunta, onde executa as despesas do seu mandato.


Edna apresenta na Câmara hoje (11/05), demonstrativo da sua prestação de contas, feita para seus co-vereadores e co-vereadoras, em assembléias trimestrais do mandato coletivo. Atualmente, o mandato coletivo conta com 46 co-vereadores e co-vereadoras que participam ativamente das deliberações da atividade política da vereadora.



Historicamente, é primeira vez na Câmara Municipal de Cuiabá, que um vereador(a) apresenta em sessão um demonstrativo das despesas do seu mandato.


Por exigência legal a prestação de contas das verbas indenizatórias são realizadas através de relatórios de atividades, sem a apresentação detalhada dos gastos.



A vereadora Edna Sampaio afirmou que espera o fim deste episódio que se revelou uma tentativa de parte da mídia e adversários políticos, de cercear o seu mandato e sua atuação enquanto vereadora.



"Porque pode-se observar com bastante clareza que quando você é uma mulher, e uma mulher negra, que esta pessoa não corresponde a nenhum desses estereótipos que a sociedade coloca como certo, natural. É isto que incomoda os poderosos. Sobretudo, dentro de um processo bem desgastado que é a legitimidade dos políticos Assim, é fácil acusar uma vereadora com fake news rasteiras, aliás, gigantesca, a pior que eu vivi até agora". disse Edna Sampaio.



O QUE DIZ A LEI?



A lei 6.628/2021 que regula a verba indenizatória diz, no parágrafo segundo:


§ 2º A prestação de contas e a declaração do cumprimento de metas dar-se-ão por relatório de atividades, encaminhado, com anuência do vereador, à Secretaria de Orçamento e Finanças, dispensada a apresentação de comprovantes de despesas.



Confira a lei referente à V.I. da chefe de gabinete no site da Câmara.


Confira a lei referente à V.I. da vereadora: https://l1nk.dev/0SsDq


Baixe aqui a planilha:

Despesas consolidadas VI (1)
.pdf
Fazer download de PDF • 404KB






Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page