Contagem regressiva para a Semana do Migrante...


Por: Neusa Baptista Pinto


Nesta quinta (10), a assessora parlamentar do Mandato Coletivo, Professora Vera Araújo, esteve, juntamente com a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira de Jesus, visitando a praça da Mandioca e a Casa das Pretas, que serão palcos da Semana Municipal do Migrante.


A Semana do Migrante acontecerá entre os dias 18 e 26 de junho. Ela foi instituída em Cuiabá graças a um projeto de lei da vereadora Edna Sampaio (PT), em homenagem à luta destes povos.


Acompanhe em nossas redes sociais mais informações sobre a Semana, que este ano reunirá programação em vários pontos da capital, com rodas de conversa, debates sobre a questão do migrante em Cuiabá e apresentações artísticas.


O Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos está construindo junto com o executivo uma agenda comum.


“Muito importante o mandato ter esse olhar, esse acolhimento aos migrantes que, há muitos anos, estão aqui enfrentando todas as dificuldades, de várias nacionalidades (bolivianos, paraguaios, senegaleses, venezuelanos, colombianos)”, disse Vera Araújo.

“A partir do momento que se tem uma lei municipal, uma semana onde eles possam apresentar suas indicações, suas dores e ao mesmo tempo também expressar toda a cultura que trazem, sua origem, suas identidades, para que a população conheça, saiba que essas pessoas querem ser acolhidas”.


Reivindicações


Os migrantes reivindicam políticas de combate ao racismo, promoção da saúde, habitação, transporte, segurança, geração de emprego e renda, e o reconhecimento de que os migrantes geram desenvolvimento para a cidade. Também denunciam o preconceito e a xenofobia dos quais são vítimas.



“É uma experiência nova para todos nós, vai agregar muito àqueles que militam nessa área, que querem ter visibilidade. Estamos trabalhando muito junto a outras secretarias e agradecemos o apoio do gabinete da vereadora Edna”, disse a secretária Hellen.


“Cada ação vem para somar, dar visibilidade, demonstrar a importância da implantação de políticas públicas. A sanção deste PL será um passo a mais para implementar as políticas públicas necessárias”, disse ela.