Semana do Migrante será aberta nesta sexta-feira


Será aberta nesta sexta-feira (18), às 19 h, e segue até o dia 25 de junho a Semana do Migrante de Cuiabá, que contará com programação de rodas de conversas, sessão solene de homenagem, feira gastronômica e apresentações culturais.


O evento atende à lei n.º 6.668/2021, de autoria da vereadora Edna Sampaio (PT), o qual determina ações de valorização e apoio ao migrante na capital.


“Esta semana é importante porque dá visibilidade a um problema de direitos humanos seríssimo que nós temos aqui, o abandono dos migrantes. Que, a partir disso, tenhamos avanços em relação à política voltada para esta população.  É uma semana para dar visibilidade a essas pessoas, suas trajetórias, histórias, vidas, à riqueza cultural que trazem e ao direito migratório, um direito fundamental”, disse a vereadora.

A solenidade acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD), de forma semipresencial, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Cuiabá e da vereadora Edna Sampaio (PT).

A abertura contará com programação cultural incluindo talentos musicais migrantes.

A Semana do Migrante foi incluída no calendário municipal após a aprovação de um projeto de lei de autoria da vereadora Edna Sampaio (PT).


O objetivo é valorizar e dar visibilidade a esta parcela da população, que vive em situação de exclusão na capital, sendo alvo de racismo e de xenofobia.


As rodas de conversa vão tratar de demandas do segmento: a regularização da documentação pessoal, as políticas públicas para mulheres, o acesso ao transporte coletivo, a discriminação racial, as políticas públicas de saúde e de assistência social voltadas a migrantes.

Entre os participantes, estarão representantes das comunidades haitiana e caribenha, latino-americana e africana.


Programação


Na segunda (21), às 14 h, haverá roda de conversas sobre políticas públicas para mulheres, no Centro Pastoral para Migrantes.


Às 19 h, será realizada a roda de conversas online sobre acesso à documentação pessoal para migrantes.




No dia 22, às 19 h, acontecerá uma nova roda de conversas sobre o acesso dos migrantes aos serviços de transporte urbano, destacando-se o racismo vivenciado nesses espaços.


O dia 23, às 9 h, ocorre o web-encontro “O desafio do cuidado em saúde nas populações imigrantes” e, às 19 h, uma roda de conversa sobre saúde educação e habitação.




No dia 24, às 8 h, acontece a palestra online “Direitos assegurados da população migrante na política de Assistência Social” e dia será finalizado com a Feira Cultural e Gastronômica, presencial, no beco do Candeeiro, região central de Cuiabá.


A programação encerra-se no dia 25, dia do migrante, com palestra on-line às 8 h sobre o tema Direitos Assegurados da População Migrante na Política de Assistência Social.


Às 14 horas, acontece de sessão solene on-line pelo Dia do Migrante, na Câmara Municipal de Cuiabá e às 19 horas, Feira Cultural e Gastronômica, no Beco do Candeeiro.


Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Cuiabá e da vereadora Edna Sampaio.