O mandato coletivo conversou nesta quarta-feira, 15, com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, para debater a construção de uma pista de skate profissional para os atletas da modalidade. A intenção é que os profissionais, que representam Mato Grosso no Brasil e fora do país, possam treinar em um lugar com estruturas apropriadas.
Nos últimos anos, a modalidade têm crescido muito no estado. Temos diversos profissionais que disputam campeonatos dentro e fora dele. No entanto, a falta de estruturas para treinos é uma realidade triste para quem vive do esporte.
Os praticantes sofrem e sofreram muito preconceito ao longo dos anos. Antigamente andar sobre o skate era sinônimo de marginalidade e violência. E por esse motivo, que hoje em dia, a modalidade não é muito valorizada.
Também, vale ressaltar que o skate é um dos esportes mais praticados por todo o mundo. No Brasil, é a segunda modalidade esportiva com o maior número de adeptos, ficando atrás apenas do futebol.
A prática do esporte vai além de só andar ou fazer manobras sobre uma prancha com rodinhas. O skate é considerado uma simbolização de mobilização jovem dentro das cidades.
Se tornou também um estilo de vida que na maioria das vezes retrata um cotidiano urbano de ir e vir. Nós incentivamos a prática e acreditamos que os atletas precisam de mais estruturas e incentivo do estado para continuar a praticá-las.
Defendemos que a modalidade esportiva tenha apoios dos municípios, com a construção/melhoria de pistas adequadas a prática da mesma, sendo que esta se destina aos praticantes da modalidade olímpica, devendo ser cumprida pelos municípios e suas respectivas Secretarias de Esporte/Educação que solicitarem recursos para tal.
Fotos: Victor Ostetti
Comentários