Mulheres realizam seminário sobre política e lançam comitês de luta


Mulheres ligadas à militância política e à economia solidária realizam, na próxima sexta-feira (1º) e sábado (2), em Cuiabá, o seminário “A participação das mulheres constrói novas realidades” e a “Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar das Mulheres”.


Elas também lançarão dois comitês de luta voltados ao debate da condição das mulheres e à economia solidária. A atividade será realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).


A abertura acontece sexta-feira (1º), às 18h, com a mesa-redonda “Desafios para a participação e a representação política das mulheres”, que contará com a presença da representante da Executiva Nacional do PT, Misiara Oliveira, da vereadora Edna Sampaio (PT), da deputada estadual Professora Rosa Neide (PT) e da pesquisadora Dejanana Keila Oliveira.

No sábado (2), das 8:30 às 17h, acontece a “Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar das Mulheres”.


Às 9h, terá início a Ciranda de Saberes com o tema “A participação das mulheres na construção de uma sociedade mais equitativa e justa”. Participam as lideranças: Dalete Soares de Sousa (MST-MT); Elis Regina Prates (Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso); Joyce Lombardi (Instituto Estadual Sementes do Bem); Amandla Sousa (Levante Popular da Juventude Mato Grosso); Larissa Silva (ArtJovem LGBT); Aparecida Cortez (SINTEP-MT) e Rúbia Cristina de Jesus Silva (Movimento de População em Situação de Rua de Mato Grosso).


Às 10:30, começa segunda Ciranda de Saberes, desta vez com o tema “As mulheres ocupando os espaços de poder e decisão em Mato Grosso”, com a participação das vereadoras do PT, Edna Sampaio (Cuiabá); Mazéh Silva (Cáceres); Lucimeire Lázara da Silva Oliveira Ananias (Confresa); Merciane Dias da Costa (Castanheira); Joana Darque Pedretti Efigênio (Juruena); Graciele Marques dos Santos (Sinop) e Ilmarli Teixeira (Alta Floresta).


Também estarão presentes as vereadoras do PSDB, Maria Aparecida Fernandes Picalho (Nova Marilândia) e do PROS, Elisângela Kniess (Juruena).


Participam também as vice-prefeitas do PT em Poconé, Soenil Clarinda de Sales (PT), e em Ribeirão Cascalheira, Isabel Fernandes Santos de Castro; a secretária municipal de Mulheres de Cuiabá, Luciana Zamproni, e a secretária municipal de Assistência Social de Acorizal, Jucinéia Maria da Silva.

.

Às 14h, será lançado o Comitê de Lutas das Mulheres, seguido pela da mesa-redonda “Política Mulheres Mato Grosso”, às 15 h.


O encerramento será às 16h, com o Sarau das Mulheres, que promete uma roda de samba na qual já estão confirmadas as presenças da percussionista Juliana Grisólia e da cantora Gê Lacerda.


Força de ousadia


O evento é organizado pela vereadora Edna Sampaio e pela deputada federal Professora Rosa Neide; Secretaria Estadual de Mulheres do PT; Movimento Elas por Elas e Setorial de Economia Solidária do partido.


O objetivo da ação é fomentar a participação feminina na política e na sociedade, combatendo a violência política de gênero. De acordo com a secretária estadual de mulheres do PT, Lígia Viana, a atividade mostra a força e a ousadia das mulheres de esquerda.


“As mulheres estão pensando numa sociedade para o bem viver. Sua perspectiva é de uma visão coletiva, de aglutinar várias diferenças e, ao mesmo tempo, atender a estas diferentes realidades com acolhimento, fortalecimento e valorização. É importante a presença de todas e todos, pois precisamos evidenciar as nossas bandeiras para gerar transformação”, disse ela.


O evento também tem o objetivo propiciar o encontro e a comercialização entre as mulheres do campo e do meio urbano.


“A feira de Economia Solidária é um espaço de convivência, troca de produtos, saberes e energias. A economia solidária é baseada no bem viver, na construção de uma outra sociedade, com menos competição, mais cooperação, sem empregado e patrão, onde as pessoas se organizam através do trabalho associado. A feira é uma estratégia importante desta vivência”, disse Rosângela Borges, coordenadora do setorial de Economia Solidária.