top of page
160ee6c0-457f-4996-9239-29b5d6455e6c.JPG

Governo Lula intensifica combate à fake news e lança portal para denunciar notícias falsas




Declarando guerra à desinformação, a Secretaria de Comunicação Social do Governo Lula inaugurou o portal Brasil Contra Fake, publicando periodicamente textos desmentindo notícias falsas e conspirações infundadas que vêm sendo espalhadas, em sua maioria, por meio das redes sociais.


No portal, também existem cartilhas e orientações sobre como fazer a denúncia diretamente na rede social onde ela foi publicada, seja ela Facebook, Instagram, Whatsapp, Youtube, TikTok, Kwai ou Linkedin.


Os textos ali publicados, não só desmentem notícias falsas, como também esclarecem o contexto da notícia original, que foi deturpada, em uma atitude brilhante de informar e manter a transparência com o cidadão.


Todas as notícias são compartilháveis e livres de direitos autorais, portanto fica fácil assim também, para o cidadão enviar ao grupo ou a pessoa que espalhou a notícia falsa.


O principal objetivo da ação é impedir que a onda de ódio disseminada por grupos de extrema-direita continue pondo em risco a democracia e o bom relacionamento das pessoas, uma onda que, nesse momento de polarização, vem causando violência e tragédias pelo país.


Para verificar as notícias falsas, agora desmentidas, basta acessar gov.br/brasilcontrafake.


Lá as publicações serão atualizadas, e no final da página, há o post “Clique aqui e saiba como denunciar uma notícia falsa nas redes sociais”, onde, ao clicar, há instruções para fazer a denúncia nas principais plataformas.


Comments


bottom of page