top of page
160ee6c0-457f-4996-9239-29b5d6455e6c.JPG

Formação Antirracista começa nesta quinta-feira



A formação abre a programação da 3ª edição da Semana da Consciência Negra.


O curso acontecerá no Palácio da Instrução, todas as quintas-feiras, às 19h, de 05 de outubro a 30 de novembro. A ação homenageia os 20 anos da lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, a qual foi sancionada durante o governo Lula.


O objetivo é capacitar professores e líderes de movimentos sociais sobre propostas e projetos de educação antirracista que estão em desenvolvimento ou podem ser desenvolvidos tanto nas escolas como em outros espaços educativos.


Mais de 100 pessoas se inscreveram na atividade, que está dividida em quatro eixos: a) a lei 10.639/03, b) os fundamentos do racismo no país, c) a história do movimento negro e d) a literatura negra feminina.


A ação tem a parceria da Assembleia Social, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas Quilombo (Neabi Quilombo) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Secretaria de Estado de Cultura (Secel-MT).


Programação


A abertura será nesta quinta (5), às 19h, com a mesa redonda “A educação antirracista em pauta”, com presença de um dos coordenadores da elaboração do pré-projeto da lei 10.639/03, o professor José de Oliveira, pesquisador em Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial.


Também participam a vereadora Edna Sampaio (PT), que é doutora em Ciências Sociais, e as pesquisadoras Rosângela Aparecida Cardoso, especialista em Letras pela Universidade Federal Mato Grosso, de Curitiba (PR), Ana Carolina Borges, pós-Doutora em História e docente da UFMT, Priscila Scudder, gerente do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi Quilombo) e docente da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado (MNU) e lideranças do movimnento negro local.


No dia 11 de outubro, das 19h às 21h30, acontece a aula inaugural, com o tema “20 anos da lei 10.639/03: desafios e conquistas ", ministrada pelo professor José de Oliveira.


No dia 19 de outubro, será vez da professora Ana Carolina Borges, com o tema “História do movimento negro no Brasil”.


No dia 26, o tema será “Discutindo o racismo no Brasil: Fundamentos”, com Priscila Scudder e Edna Sampaio e, no dia 09 de novembro, o tema “Literatura negra de autoria feminina no Brasil: A escrevivência como rasura da história única”, com a professora Rosângela Cardoso.


Os próximos encontros, nos dias 16, 23 e 30 de novembro, serão dedicados à orientação dos projetos trazidos pelos alunos do curso, que são, em sua maioria, educadores e estudantes de pós-graduação.


“Queremos que os professores venham, discutam, compreendam o que é o racismo e saiam daqui em condições de desenvolver projetos nas suas escolas para trabalhar a política educacional antirracista. Estou muito animada, pois é a primeira vez que vamos abrir a programação antes mesmo de novembro”, disse Edna Sampaio.

Комментарии


bottom of page