top of page
160ee6c0-457f-4996-9239-29b5d6455e6c.JPG

Escrita como território de poder é tema de painel da Expo Favela


Uma das convidadas para o painel "Apropriação da Escrita Enquanto Território de Poder" da Expo Favela Innovation MT, que acontece nos dias 7 e 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, é a escritora e jornalista Neusa Baptista Pinto. Ela é autora do livro “Cabelo Ruim?”, lançado em 2007, fruto do “Projeto Pixaim: Nem Bom Nem Ruim, Só Diferente”, de estímulo à valorização do cabelo crespo entre crianças da periferia da capital mato-grossense.


A escritora destacou a satisfação de ser considerada um exemplo de inovação na literatura. "É uma oportunidade de discutir novamente essa questão, um trabalho que já tem quase vinte anos desde seu lançamento, e ainda é uma referência de projeto inovador".


Neusa participará de um bate-papo baseado nas experiências pessoais de construção do seu poder através da escrita.


"Como é que, através da escrita, você ocupa um espaço de poder? Eu acabei ocupando um espaço de poder por causa da minha escrita, e isso é muito importante porque mostra as mulheres negras como produtoras de conhecimento. Tanto eu como a Luciene, que também estará presente. É muito importante também divulgar a literatura mato-grossense, valorizar nossos autores, trazê-los para a cena, para discutir sobre essa questão de estar inventando literatura a partir da nossa realidade aqui de Mato Grosso".


A jornalista é coordenadora de Comunicação e co-vereadora do Mandato Coletivo Pela Vida e por Direitos - Vereadora Edna Sampaio. Também é pré-candidata na canditatura compartilhada "Três Pretas", ao lado da vereadora Edna Sampaio e da liderança da comunidade LGBTQIAPN+, Dayeli Cristina.


Expo Favela


A Expo Favela é o maior evento de empreendedorismo voltado a favelas e comunidades periféricas do mundo.Na edição, serão apresentados projetos de culinária, arte, cultura, ciência e educação, entre outros. Há ainda exposição de projetos sociais com resultados positivos em comunidades.


Entre as atrações estão exposições, palestras, workshops, rodadas de negócio e apresentações culturais. A entrada é gratuita ao público, com atrações abertas das 12h às 21h.


Este é o segundo ano do evento em Mato Grosso. A etapa estadual reúne 60 empreendedores mato-grossenses expositores. Dez deles serão selecionados para participar da edição nacional, em São Paulo, no segundo semestre.


A Expo Favela Innovation Mato Grosso é uma realização da Favela Holding, CUFA-MT, Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e Secel-MT, com outras instituições parceiras do evento.


Jornalista: Letícia Corrêa

コメント


bottom of page