top of page
160ee6c0-457f-4996-9239-29b5d6455e6c.JPG

Edna visita Instituto Lions da Visão


A vereadora Edna Sampaio (PT) visitou nesta quinta-feira (22) em Cuiabá, o Instituto Lions da Visão, instituição filantrópica sem fins lucrativos que atende cerca de 300 diariamente pessoas, com consultas e exames, além de realizar 40 cirurgias diárias.



Em 20 anos de funcionamento, o instituto já realizou mais de 300 mil atendimentos exclusivamente pelo SUS. A instituição conta com uma equipe de 13 profissionais médicos e há 60 dias está em sua nova sede, no Centro Político Administrativo.


Segundo o coordenador, Whady Lacerda, a opção de atender a essa fatia da população é um desafio, já que os valores praticados pelo SUS chegam a ser até dez vezes menores do que os de mercado.


Uma cirurgia de catarata, por exemplo, custa R$ 700 ao usuário do SUS enquanto o valor comercial ultrapassa os R$ 6 mil. Além desses repasses, o instituto recebe apoio de parlamentares e membros da sociedade civil.


“São valores extremamente baixos, fora dos níveis normais, mas a sociedade mato-grossense nos ajuda com contribuições, a AL, alguns parlamentares. Temos o maior prazer e entendemos que a grande premiação que perseguimos e sempre estamos perseguindo, é a presença dos pacientes aqui”, disse ele.


Segundo ele, há uma fila de espera de mais de 10 mil pessoas na capital e acima de 12 mil no Estado para serviços de oftalmologia, e existe um esforço concentrado das secretarias de saúde para encaminhar os pacientes, mas dificuldades de localizá-los, devido à falta de atualização dos dados cadastrados junto ao SUS.


Sugiro às pessoas que estejam na fila há mais de seis meses que entrem em contato conosco, pois vamos acionar as autoridades do município e do estado para agilizar”, disse.


Segundo ele, medicamentos para doenças como o glaucoma e a diabetes, e equipamentos como lentes e bisturi estão entre os itens que o instituto precisa e que poderiam, por exemplo, ser alvo de emendas parlamentares.


“Uma pessoa que se dispõe a ser uma deputada quer doar parte de sua vida ao bem comum, à administração pública e o que desejamos é ajuda para o nosso trabalho em prol da comunidade. Precisamos da ajuda do poder público”, disse o coordenador.


“Estamos diante das eleições mais importantes da história de nossas vidas. Somos um povo em busca do bem viver, dos direitos, da Justiça e a eleição é um momento fundamental para decidirmos isso. Precisamos votar de maneira muito responsável nessas eleições, como em todas. Mas essa é especial, pois todos estamos sentindo o que perdemos de direitos, de renda e isso tem a ver com política e com o nosso voto”, disse a vereadora Edna Sampaio.


Posts recentes

Ver tudo

Eleição Conselho Tutelar: Saiba onde votar

Para a escolha de 05 (cinco) membros titulares e de 05 (cinco) membros suplentes do 1o CONSELHO TUTELAR, haverá os seguintes locais de votação: 1.1. LOCAL 01: EMEB PROFESSORA TEREZA LOBO 1.1.1. Votarã

bottom of page