Edna visita espaço da Coorimbatá e defende políticas públicas


A vereadora Edna Sampaio (PT) visitou esta sexta (6) a sede da Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (Coorimbatá), que abriga um grupo de cooperativas da agricultura familiar com trabalho focado na agroecologia.


A vereadora avaliou positivamente a iniciativa que, graças à inovação de seus gestores, está se tornando referência fora dos limites da Baixada Cuiabana, em regiões como Vale do Guaporé, Pontes e Lacerda, Sinop, Juruena e outras.


Uma das inovações é o uso de um aplicativo para fazer as vendas, algo que tem facilitado o contato entre produtores e consumidores em tempos de isolamento social. O pedido é feito on line e o produto encaminhado pelo agricultor direto para a sede, em Cuiabá, de onde segue para o cliente.


“É um trabalho que envolve campo e cidade, uma experiência super interessante para pensar políticas públicas que vão desde a produção agrícola, no campo, até a comercialização”, comentou ela.

A vereadora salientou o fato de serem produtos de altíssima qualidade, sem agrotóxicos, demonstrando o aproveitamento do potencial da agricultura familiar.





“Estamos lutando para que esta iniciativa, que é de diversas cooperativas e da sociedade civil, seja incorporada na política pública da Secretaria de Agricultura de Cuiabá”.


A luta da cooperativa por seu espaço é histórica e o impasse se agravou recentemente, depois que a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico requisitou a sede para instalar o Banco de Alimentos de Cuiabá.


Os produtores então buscaram apoio de Edna Sampaio e do vereador Dídimo Vovô (PSB) para evitarem o despejo.


Em março, a vereadora discutiu o tema com o prefeito Emanuel Pinheiro, que garantiu a permanência das famílias no local.


No momento, está sendo discutida uma parceria entre cooperativa e executivo para a gestão compartilhada do espaço e mecanismos que garantam a permanência dos produtores e sua participação em políticas públicas desenvolvidas pela pasta da agricultura.