top of page
160ee6c0-457f-4996-9239-29b5d6455e6c.JPG

Edna participa de Conferência Municipal de Saúde


No último dia de programação da 14ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em Cuiabá, realizada de 29 a 31 de março, a vereadora Edna Sampaio (PT) destacou a importância de combater o racismo na execução das políticas públicas de saúde.


Ela citou com pesar os casos de racismo registrados no local no dia de ontem (30), quando lideranças negras que participavam do evento foram alvo de atos de racismo cometidos por um grupo de extrema-direita que estava no local. O ato foi alvo de repúdio.


A parlamentar se dirigiu aos delegados eleitos para representar o município na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso.


“Dói na gente qualquer ato de racismo e talvez as pessoas não tenham consciência do quanto isso nos machuca. Fiquei muito triste com o que aconteceu aqui. Mas queria dizer para vocês, que vão nos representar na conferência estadual, que vejam que a saúde é fundamental para a população negra, que é maioria”, disse a vereadora.


“O povo preto é maioria dos mortos pela Covid, dos violentados nos hospitais, das mulheres que sofrem violência obstétrica. Pensar na saúde da população negra é muito importante”.


A 14ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá é realizada pelo governo municipal e pelo Conselho Municipal de Saúde junto com movimentos, entidades, instituições e legislativo municipal.


Durante o evento, foram trabalhados os eixos “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

bottom of page