A vereadora Edna Sampaio (PT) se reuniu nesta segunda-feira (27) com o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Cultura, Cassius Antonio da Rosa, para pedir apoio da pasta ao acesso dos produtores culturais e artistas locais aos recursos dos editais Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. A parlamentar realizará uma audiência pública sobre o tema.
Segundo o secretário, a partir de abril será publicado o decreto que regulamenta a lei Paulo Gustavo, e o recurso estará disponível para os municípios no segundo semestre.
Ele anunciou que será criado um escritório do Ministério da Cultura em Mato Grosso para estreitar os laços com artistas e produtores.
Edna Sampaio também pediu apoio do ministério para recuperar o patrimônio histórico da região central de Cuiabá e restabelecer a ocupação e uso do espaço.
O secretário disse que vai discutir o assunto com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).
A vereadora também solicitou apoio para a realização da Semana da Consciência Negra, uma ação cultural realizada em Cuiabá pelo seu mandato e pelos movimentos sociais durante o mês de novembro.
A vereadora também discutiu sobre a criação de um museu interativo com temática afro em Cuiabá, que trará a trajetória, a memória e a contribução do povo negro para o Estado.
"Esta ação vai ao encontro do que estamos preparando em termos de ações afirmativas. Estaremos lançando uma série de editais para a população negra. Já temos o edital Carolina de jesus para escritoras e estamos lançando um para cineastas negros”, disse o secretário.
Comentarios