O Movimento Negro Unificado em Mato Grosso (MNU) realizou uma assembleia estadual na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Cuiabá, no último domingo (05), com o objetivo de eleger os delegados e delegadas que representarão o estado no Congresso Nacional Estatutário Luiz Alberto, marcado para os dias 24, 25 e 26 de maio em Brasília.
O evento contou com a presença de diversas lideranças, incluindo a vereadora Edna Sampaio (PT) e representantes do Mandato Coletivo. Participaram representantes dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Vila Bela da Santíssima Trindade, Primavera do Leste, Pedra Preta, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Chapada dos Guimarães.
Isabel Farias, coordenadora estadual do MNU em Mato Grosso e uma das coordenadoras nacionais, destacou a importância do evento e da parceria com a vereadora Edna Sampaio.
"A presença da vereadora Edna Sampaio é fundamental para o nosso movimento. Ela é uma voz ativa na luta contra o racismo e tem trabalhado incansavelmente por melhorias para a comunidade negra", afirmou Bel.
Ela, que também é representante do Quilombo Urbano Capão do Negro, destacou que Edna é uma voz ativa na luta contra o racismo e tem trabalhado incansavelmente por melhorias para a comunidade negra. "A vereadora é uma das parlamentares do MNU e que foi convidada para ocupar a mesa de parlamentar no nosso Congresso Nacional com o tema 'Discriminação Política de Gênero' em Brasília."
Bel também compartilhou sua visão sobre a resistência da mulher negra. "Nós mulheres negras somos a resistência. Precisamos nos unir e fortalecer o movimento negro para enfrentar os desafios que ainda persistem em nossa sociedade. Estou no segundo mandato aqui, tivemos um avanço significativo com os Quilombos, o MNU tem militantes em vinte e três quilombos em quinze municípios. Somos atuantes em todos os Estados e no Distrito Federal. Aqui em MT, como nos outros Estados, está acontecendo as Assembleias para a retirada de delegados(as)".
A vereadora Edna Sampaio enfatizou seu compromisso histórico com a causa da luta antirracista. "Estou honrada em fazer parte deste movimento e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", declarou a vereadora.
"Juntos, somos mais fortes e podemos conquistar grandes avanços na luta contra o racismo", completou.
"Agradeço à Bel pela resistência, essa liderança de uma mulher negra que não mede esforços para construir algo que é fundamental para a nossa organização, enquanto classe trabalhadora negra. Eu tenho certeza de que se tem pessoas capazes de mudar a realidade que nós vivemos, somos nós, mulheres negras em primeiro lugar, e o povo negro em geral, porque somos nós que estamos sendo massacrados, destruídos e que não encontramos as oportunidades que temos direito ao longo de nossa vida. Isso nos coloca numa situação de muita vulnerabilidade, de muita pobreza, de muita falta de condição, inclusive de acessar os espaços de participação".
Daiely Cristina, uma das representantes do Mandato Coletivo e delegadas suplentes eleita na assembleia, destaca a importância do congresso nacional como uma oportunidade de aprendizado e compartilhamento de experiências.
"Vai ser de suma importância estarmos presentes nesse congresso para discutir políticas públicas para a população negra a nível nacional e promover o movimento negro em Mato Grosso. A intenção é de impulsionar o Movimento Negro Unificado na juventude e com a comunidade LGBTQIA+, demonstrando o compromisso com a diversidade dentro do MNU”, afirma.
"Também reconheço a resistência cotidiana da comunidade negra e a oportunidade de aprender com experiências passadas e presentes com pessoas que já estão há muito tempo na caminhada. Será um prazer também estar lá com a vereadora Edna e ouvi-la denunciar toda essa violência política de gênero que ela vem sofrendo na Câmara Municipal. Tenho certeza de que ela será acolhida".
"Esse movimento de silenciar as mulheres de esquerda, principalmente as mulheres negras, é um dos movimentos da extrema-direita e do fascismo, que buscam simplesmente eliminar as mulheres do poder, um poder que nos foi negado por tanto tempo. Agora, estamos nos fortalecendo, nos unindo, nos amando e aprendendo a reivindicar nossos direitos”, completa Day.
Edna também afirmou a importância de fortalecer Day como liderança. “A Day é uma mulher negra, uma mulher militante, uma mulher que é liderança e que dentro de um determinado tempo da vida dela, a fizeram acreditar que ela era uma pessoa que não tinha voz, que não podia se colocar. E nós estamos fazendo também do nosso Mandato. É uma escola de formação de pessoas negras e de pessoas antirracistas para que elas possam assumir os lugares que são nossos, que não é de uma pessoa, mas é de todos nós”.
"Nós, pessoas negras, precisamos nos convencer de que a única forma que a gente tem de enfrentar toda forma de violência, de discriminação, de rebaixamento da nossa condição enquanto seres humanos, é a gente se organizando, é a gente estando junto, é a gente construindo a nossa força, a nossa potência”, acrescentou.
“Obrigada a todos do MNU, da coordenação, que têm trabalhado tão fortemente, que são companheiros e companheiras de longa data e que me orgulham muito. Lado a lado construímos nossa história, que com certeza vai ser uma história vitoriosa, porque nós vamos conseguir vencer o fascismo e o racismo", declarou Edna.
A vereadora Edna Sampaio também enfatizou seu compromisso histórico com a causa da luta antirracista. "Estou honrada em fazer parte deste movimento e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Juntos, somos mais fortes e podemos conquistar grandes avanços na luta contra o racismo", finalizou.
Sobre o MNU
O Movimento Negro Unificado (MNU) atua desde 1978 na luta Contra o Racismo e pela Vida e atua em Mato Grosso desde 2019. Com uma história de 46 anos de atuação no Brasi, presente 26 estados e no Distrito Federal, o MNU se destaca como uma organização pioneira na luta pelos direitos do povo negro no Brasil.
Letícia Corrêa
Assessoria de Comunicação
MANDATO COLETIVO PELA VIDA E POR DIREITOS
VEREADORA EDNA SAMPAIO
Comments